CEGI
Centro de Estudos em Games e Internet
O CEGI (Centro de Estudos em Games e Internet) é uma iniciativa que congrega ações de pesquisa, ensino e extensão. Tem por objetivo proporcionar atividades relacionadas aos temas dos jogos digitais, aplicações em tecnologias interativas, desenvolvimento de protótipos, plugins e interfaces para usos diversos (educação, saúde, empresarial e entretenimento) e estimular os estudos sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação na sociedade.
Cursos anuais
- Criatividade em Jogos Digitais – Propõe estimular a criatividade e orientar os fundamentos básicos para elaboração de jogos digitais (temas: narrativa, personagem, mundo, mecânica, documentação de jogos). Duração: 25hs. Maiores informações em nossas redes sociais.
- Unity - Engine de Games – Capacitação dos alunos para utilização da plataforma de elaboração de jogos Unity. Duração: 30hs/a. Maiores informações em nossas redes sociais.
Projetos de extensão
- Trem da Matemática, 2023 – O objetivo deste projeto é criar um jogo digital que trabalhe o conteúdo de comprimento para alunos do 3º ano do ensino fundamental, da escola parceira do CEGI, Maria Aparecida do Santos Ronconi.
- Cidade dos sinais, 2023 – O objetivo deste projeto é criar um jogo digital que trabalhe o conteúdo de meios de transporte em Libras para alunos do 3º ano do ensino fundamental, da escola parceira do CEGI, Maria Aparecida do Santos Ronconi.
- Feira de Bugigangas, 2023 – O objetivo deste projeto é criar um jogo digital que trabalhe o conteúdo de balança e pesos para alunos do 3º ano do ensino fundamental, da escola parceira do CEGI, Maria Aparecida do Santos Ronconi.
- Cat Libras, 2023 – O objetivo deste projeto é criar um jogo digital que trabalhe o conteúdo do alfabeto em Libras para alunos do 3º ano do ensino fundamental, da escola parceira do CEGI, Maria Aparecida do Santos Ronconi.
- Games de Apoio à Aprendizagem em Libras (GAAL) - Tem por objetivo criar jogos educativos para aprendizagem de vocabulário em Libras. Parceria com o AADAS (Associação de Atenção ao Deficiente Auditivo e Surdo).
- Matemágica, 2022 – O objetivo deste projeto é criar um jogo digital que trabalhe o conteúdo das quatro operações básicas para alunos do 3º ano do ensino fundamental, da escola parceira do CEGI, Maria Aparecida do Santos Ronconi
- Biblioteca do Dragão, 2022 - O objetivo deste projeto é criar um jogo digital que trabalhe o conteúdo de sequências numéricas para alunos do 3º ano fundamental, da escola parceira do CEGI, Maria Aparecida do Santos Ronconi.
- Chuva de tesouros, 2022 - O objetivo deste projeto é criar um jogo digital que trabalhe o conteúdo de paridade para alunos do 3º ano fundamental da escola parceira do CEGI, Maria Aparecida do Santos Ronconi.
- Projeto Vovôs conectados – Visa familiarizar idosos com o uso de tecnologias (celulares, tablets e computadores). Oficina.
- Projeto É divertido programar – Ensino de programação via Scratch para crianças. Curso ministrado na escola Mater Dei.
Pesquisa
- CEGI - Grupo de Pesquisa em Games – Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil, LATTES, CNPQ. Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0781654795826642
- LARVA CEGI - Parceria de pesquisa com a UDESC – 2022
Ensino
- CROSARIOL, Isabella. Avaliação da Interação Humano-Computador de um jogo educacional de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Paulo. Profa. Dra. Vanessa Andrade Pereira.
- DIAS, Rodrigo A. A. . Desenvolvimento de uma árvore de comportamento para Inteligência Artificial em jogos utilizando Unity. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Paulo. Profa. Dra. Vanessa Andrade Pereira.
- GIROTTO, Vinícius V. Desenvolvimento de jogo eletrônico para prática e aprendizado de Libras . 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Computação) – Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Vanessa Andrade Pereira. Disponível em:https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63499. Acesso em 05 de dez. de 2022.
- OKUHARA, Henrique Y. Desenvolvimento de equipamento portátil para jogos educativos do programa de extensão CEGI . 2022. Trabalho de Conclusão de curso. (Graduação em Engenharia da Computação). Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63478 Acesso em 05 dez. de 2022.
- PEREIRA, Vanessa Andrade; SANCHES, JOÁS GONÇALVES. Estudo de clima musical como elemento de imersão no game. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGAMES), 2021, Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. v. 20. p. 289-292.
- Frederico Monteiro de Paula Valladão de Mello. Criação de jogo casual mobile a partir de livro-jogo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Vanessa Andrade Pereira.
- Renan Ruan Ferraz Sarmento. Análise comparativa entre as plataformas de produção de jogos eletrônicos: Unity e Godot . 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Vanessa Andrade Pereira.
Artigos apresentados em eventos
- TONDORF, D. F.; HOUNSELL, M. da S.; PEREIRA, V. A. Análise da diversão percebida em um jogo sério para matemática básica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 330–339, 2024. DOI: 10.22456/1679-1916.141559. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/141559. Acesso em: 25 set. 2024.
- TONDORF, Diego Fellipe; HOUNSELL, Marcelo da Silva; PEREIRA, Vanessa Andrade; OBELHEIRO, Rafael Rodrigues. Como Medir Diversão? Um Estudo com Jogos Sérios para Crianças. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2023), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 591-601. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233962.
- TONDORF, D. F., HOUNSELL, M. da. S., e PEREIRA, V. A. (2022). Avaliando a Utilidade do Jogo Sério Matemágica. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022), p 673–682, Natal (RN). Sociedade Brasileira de Computação. DOI:https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225475
- PEREIRA, Vanessa A. e SILVA, Lucas A. Matemágica: relato de experiência de um game educativo criado a partir de um projeto de extensão. Trabalho apresentado no CONEP 2020, VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação e Sociedade a Nova Fronteira da Ciência, de 23 à 27 de novembro de 2020. Instituto Federal Fluminense, Campus Guarus. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/conepe/article/view/16062. Acesso em 25 maio, 2024.
- AONO, Alexandre Hild; RODY, Hugo Vianna Silva; MUSA, Daniela Leal; PEREIRA, Vanessa Andrade; ALMEIDA, Jurandy. A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2169-2178. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3556. !--
- TONDORF, D. F., HOUNSELL, M. da. S., e PEREIRA, V. A. (2022). Avaliando a Utilidade do Jogo Sério Matemágica. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames Estendido 2022), p 673–682, Natal (RN). Sociedade Brasileira de Computação. DOI:https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225475
- PEREIRA, Vanessa A. e SILVA, Lucas A. Matemágica: relato de experiência de um game educativo criado a partir de um projeto de extensão. Trabalho apresentado no CONEP 2020, VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação e Sociedade a Nova Fronteira da Ciência, de 23 à 27 de novembro de 2020. Instituto Federal Fluminense, Campus Guarus.
- CSBC - WEI. A utilização do Scratch no ensino de pensamento computacional para crianças. 2017. (Congresso).
- TONDORF, Diego Fellipe; HOUNSELL, Marcelo da Silva; PEREIRA, Vanessa Andrade; OBELHEIRO, Rafael Rodrigues. Como Medir Diversão? Um Estudo com Jogos Sérios para Crianças. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 591-601. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233962. -->